في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
Na astronomia, uma nebulosa (do latim "nubes": "nuvem"), também conhecida como nébula, é uma nuvem interestelar de poeira e gases (hidrogênio, hélio e ionizados). Originalmente, nebulosa era o nome de qualquer corpo celeste difuso, inicialmente observado e nomeado por Ptolomeu, incluindo galáxias, como a Galáxia de Andrômeda, por exemplo, era atribuída como Nebulosa de Andrômeda, antes da verdadeira natureza das galáxias ser confirmada no início do século XX.
A maioria das nebulosas são de tamanho vasto, abrangendo tamanhos de até centenas de anos luz de diâmetro. Embora mais densas que o espaço que as acercam, a maioria das nebulosas são muito menos densas que qualquer vácuo criado em ambiente terrestre - uma nuvem nebular de tamanho da Terra pesaria apenas alguns quilogramas.
Nebulosas são muitas vezes regiões de formações estrelares, como a Nebulosa da Águia. Essa nebulosa é retratada em uma das imagens mais famosas da NASA, os "Pilares da Criação". Nessas regiões a formação de gás, poeira e outros materiais amontoam-se para formar massas maiores, nas quais atraem mais massas, e eventualmente se tornarão maciças o suficiente para se tornarem estrelas. Os materiais remanescentes são acreditados formarem planetas, e outros objetos de sistemas planetários.